Projeto Pedagógico do Curso

Em pouco menos de duas décadas o conhecimento científico acumula de forma exponencial, alterando paradigmas até então imutáveis. O volume de novas informações está acima do racional e a cada dia torna-se impossível acompanhar a evolução em todas as áreas do saber. Com esta realidade de conhecimento, o Agrônomo, bem como qualquer outro profissional, deve permanecer constantemente atento às novas demandas e anseios da sociedade. O seu aprendizado não cessa ao encerrar sua graduação. É necessário antever e acompanhar de forma sistemática e crítica os permanentes desafios decorrentes de mudanças tecnológicas e das relações humanas, sociais e ambientais, incorporando princípios morais e éticos que valorizem a melhoria de sua qualidade de vida e da sociedade. Assim, as novas tendências de mercado cada vez mais exigentes e competitivas, vem impondo a cada dia que o profissional seja mais eclético, e que não se atenha tão somente ao conhecimento da funcionalidade das plantas e dos animais. Ao definir o perfil do Agrônomo deve ser considerado que este profissional é diferenciado, uma vez que sua formação é contextualizada em sólida formação científica e técnica, com capacidade para atender múltiplas demandas da sociedade. Para isto é necessário que o Agrônomo apresente um perfil diversificado e amplo, mantendo-se fiel aos princípios da profissão.  O mercado de trabalho do Engenheiro Agrônomo é diversificado, podendo o profissional atuar como autônomo, empresário, assalariado do setor privado ou público ou membro de equipe multidisciplinar no âmbito dos seguintes campos de conhecimento, dentre outros:

  •  Manejo e exploração das culturas dos cereais, das plantas olerícolas, frutíferas, floríferas e ornamentais, oleaginosas, condimentares, aromáticas, medicinais estimulantes, plantas forrageiras e plantas energéticas (álcool e biodiesel);
  • Produção e tecnologia de sementes e mudas;
  •  Fitopatologia;
  • Entomologia;
  • Agroecologia;
  • Proteção de Plantas: controle de doenças, de pragas e de plantas daninhas;
  • Composição, toxicidade e aplicação de fungicidas, herbicidas e inseticidas;
  • Paisagismo;
  • Parques e jardins;
  • Silvicultura e atividades agrossilvipastoris;
  • Química, Física e Classificação dos solos;
  • Fertilidade do solo, fertilizantes e corretivos;
  • Levantamento e geoprocessamento;
  • Manejo e conservação do solo, de bacias hidrográficas e de recursos naturais renováveis; controle de poluição na agricultura;
  • Economia e crédito rural;
  • Planejamento, administração e inventário de propriedades agrícolas;
  • Comercialização agrícola;
  • Agronegócio e Políticas Agrícolas;
  • Sociologia Rural e Extensão rural;
  • Mecanização e implementos agrícolas;
  • Irrigação e drenagem;
  • Pequenas barragens de terra;
  • Construções rurais;
  • Tecnologia de transformação e conservação de produtos de origem vegetal e animal; 
  • Beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas;
  • Criação de animais domésticos;
  • Nutrição e alimentação animal;
  • Pastagem e forrageiras;
  • Melhoramento de plantas e de animais;
  • Biotecnologia.

Nos campos de conhecimentos supracitados, o profissional da Agronomia poderá exercer atividades de:

  • Direção, supervisão e coordenação;
  • Estudo, planejamento e projeto;
  • Assistência, assessoria e consultoria;
  • Execução de projeto e serviço técnico;
  • Representação, desenvolvimento e venda de insumos;
  • Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
  • Padronização, mensuração e controle de qualidade;
  • Gestão do desenvolvimento rural e local;
  • Desempenho de cargo e função técnica;
  • Ensino, pesquisa e extensão.

Com o avanço tecnológico e as interrelações com a atividade industrial e comercial, a agricultura entrou na era da agricultura 4.0, portanto mais do que ajudar o produtor rural a entender melhor as funcionalidade das plantas e animais, o Agrônomo também deve considerar sua área de atuação de maneira mais abrangente, no uso de tecnologias de precisão, no âmbito do agronegócio, no planejamento e encaminhamento da produção agropecuária para as fases de transformação e circulação nos mercados interno e externo. O cenário atual sinaliza para o Agrônomo um leque de oportunidades que não existia antes, podendo atuar em áreas de marketing, inteligência de mercado, análise de risco, dentre outras. Portanto, o perfil do egresso está ligado a um novo panorama energético, um cenário de globalização e mudanças organizacionais, e essa nova realidade envolve a conjuntura nacional e internacional, responsabilidade social e ambiental. Nesse contexto, o profissional deve ser voltado para a multidisciplinaridade, envolvendo tecnologias de precisão, associadas com tecnologia da informação, visando agregar valor às cadeias produtivas.

Conduta pautada pela ética e preocupação com as questões sociais e ambientais.

Capacidade de atuar de forma crítica, autônoma e criativa.

Atuação propositiva na busca de soluções para as questões apresentadas pela sociedade.

Capacidade de comunicação e expressão em múltiplos códigos e linguagens, em particular na língua portuguesa.

Conduta pautada pela ética e preocupação com as questões sociais e ambientais.

Capacidade de atuar de forma crítica, autônoma e criativa.

Atuação propositiva na busca de soluções para as questões apresentadas pela sociedade.

Capacidade de comunicação e expressão em múltiplos códigos e linguagens, em particular na língua portuguesa.

Capacidade de diagnosticar, analisar e contextualizar problemas.

Busca de constante aprimoramento científico e técnico a partir da capacidade de articular elementos empíricos e conceituais inerentes ao conhecimento.

Domínio de técnicas essenciais à produção e aplicação do conhecimento.

Trabalho integrado e contributivo em equipes transdisciplinares.

O curso de Agronomia tem grande potencial para exploras diferentes áreas do conhecimento e as estratégias pedagógicas serão planejadas visando a integração do aluno com o mercado de trabalho, pautadas na atuação ética, crítica e comprometida e que possam atuar como agentes de mudanças na sociedade. Uma estratégia fundamental é a motivação do aluno demonstrando diferentes possibilidades do trabalho e a importância do conteúdo técnico transmitido no período que estiver cursando a graduação.

  • Contínua valorização dos aspectos éticos pelos vários professores das disciplinas e orientadores de trabalhos.
  • Inserção na problemática social por meio de trabalhos de campo aplicados e aprofundamento nas questões agrárias.
  • Aprofundamento ao longo de todo o curso nas questões agrárias.
  • Incentivo à participação em discussões em sala de aula. 
  • Incentivo à livre expressão perante professores e colegas. 
  • Elaboração de trabalhos individuais.
  • Aprofundamento ao longo de todo o curso em questões de importância social e ambiental. 
  • Trabalhos de campo de diagnóstico de condições de vida da população.
  • Apresentação de vários trabalhos orais e escritos, com gráficos, tabelas, figuras e texto. 
  • Atividades Integradoras de Conhecimentos (AIC) e Trabalhos Temáticos (TT) de integração horizontal e vertical do conhecimento, com apresentação de detalhados relatórios na forma oral e escrita. 
  •  Possibilidade de se ter Seminários. 
  • Apresentação de trabalho de fim de curso.
  • Contínua valorização dos aspectos éticos pelos vários professores das disciplinas e orientadores de trabalhos. 
  • Inserção na problemática social por meio de trabalhos de campo aplicados e aprofundamento nas questões agrárias. 
  • Aprofundamento ao longo de todo o curso nas questões agrárias.
  • Incentivo à participação em discussões em sala de aula. 
  • Incentivo à livre expressão perante professores e colegas. 
  • Elaboração de trabalhos individuais.
  • Aprofundamento ao longo de todo o curso em questões de importância social e ambiental através de trabalhos de campo de diagnóstico de condições de vida da população.
  • Apresentação de vários trabalhos orais e escritos, com gráficos, tabelas, figuras e texto. 
  • Atividades Integradoras de Conhecimentos (AIC) e Trabalhos Temáticos (TT) de integração horizontal e vertical do conhecimento, com apresentação de detalhados relatórios na forma oral e escrita. 
  •  Possibilidade de se ter Seminários. 
  • Apresentação de trabalho de fim de curso.
  • Trabalhos de integração horizontal do conhecimento relacionados ao diagnóstico do meio físico, biótico e antrópico.
  • Incentivo à participação em atividades curriculares, tais como congressos e cursos de extensão e outros. Incentivo à participação em atividades de Iniciação Científica, que possibilitarão uma inserção em programas de pós-graduação. 
  •  Desenvolvimento da capacidade investigativa.
  • Participação em trabalhos de campo, trabalhos experimentais, estudos, projetos e pesquisa.
  • Possibilidade de integração a trabalhos de pesquisa existentes no Ifes Campus de Alegre.

O curso será avaliado em todo percurso de sua execução, obedecidas as diretrizes nacionais para a avaliação de cursos de nível superior e a proposta de avaliação institucional do Ifes. A avaliação do curso inclui os processos internos e externos, pois a combinação dessas duas possibilidades permite identificar diferentes dimensões daquilo que é avaliado, diferentes pontos de vista, particularidades e limitações. Inclui-se aqui, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Diversos instrumentos e métodos combinados são utilizados, conforme necessidades e situações específicas, focos e aprofundamentos exigidos pela própria dinâmica de atuação do Ifes. Os métodos adotados partem do individual para o coletivo, favorecendo a convergência dos dados em torno de objetivos comuns, bem como a busca compartilhada de soluções para os problemas apresentados. As dimensões avaliadas incluem:

  • Analisar e avaliar o Plano do Curso, sua execução e aplicabilidade, bem como definir propostas de redirecionamento;
  • Analisar a produção acadêmica, visando possíveis atualizações e adequações;
  • Avaliar a relação do curso com a comunidade, por intermédio da avaliação Institucional, buscando fazer com que a atividade acadêmica se comprometa com a melhoria das condições de vida da comunidade;
  • Avaliar os recursos humanos envolvidos no curso, buscando aprimorar o desenvolvimento profissional de forma permanente;
  • Avaliar o grau de independência e autonomia da gestão acadêmica, os mecanismos de gestão, buscando coerência entre os meios de gestão e o cumprimento dos objetivos e planejamento institucional;
  • Avaliar a infraestrutura física e tecnológica, verificando sua adequabilidade para atendimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a satisfação dos usuários dos serviços prestados, com vistas à definição de propostas de redimensionamento;
  • Avaliar a adequação do Projeto do Curso ao Plano de Desenvolvimento Institucional. 
  • Avaliar as formas de atendimento aos discentes e sua integração na vida acadêmica, através de programas de ingresso, acompanhamento pedagógico, participação em programas de ensino, pesquisa e extensão, representação nos órgãos estudantis, buscando propostas de adequação e melhoria destas práticas para a qualidade da vida do aluno e sua integração na comunidade.
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