Projet Pédagogique de Cours

Conforme previsto nas Diretrizes Nacionais Curriculares (DNC´s), o egresso do Curso de Ciências Econômicas do Ifes Campus Cariacica deverá ter perfil:


centrado em sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico-prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial, sendo exigidos os seguintes pressupostos: I - uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social; II - capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação; III - capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e IV - domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.
Art. 4º Os cursos de graduação em Ciências Econômicas devem possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades: I - desenvolver raciocínios logicamente consistentes; II - ler e compreender textos econômicos; III - elaborar pareceres, relatórios, trabalhos e textos na área econômica; IV - utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica; V - utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas; VI - utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos; e VII - diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2007, p.2)

Conforme previsto nas Diretrizes Nacionais Curriculares (DNC´s), o egresso do Curso de Ciências Econômicas do Ifes Campus Cariacica deverá ter perfil:


centrado em sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico-prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado à realidade brasileira e ao contexto mundial, sendo exigidos os seguintes pressupostos: I - uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social; II - capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação; III - capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e IV - domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.
Art. 4º Os cursos de graduação em Ciências Econômicas devem possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades: I - desenvolver raciocínios logicamente consistentes; II - ler e compreender textos econômicos; III - elaborar pareceres, relatórios, trabalhos e textos na área econômica; IV - utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica; V - utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas; VI - utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos; e VII - diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2007, p.2)

O currículo do curso foi construído com o objetivo de dar ênfase ao estudante como sujeito do seu conhecimento. A metodologia utilizada é a dialético reflexiva, na qual o estudante vivencia ao longo do curso práticas pedagógicas que proporcionam oportunidades de construção de novos saberes e o desenvolvimento da capacidade de elaboração de sínteses de integração dos saberes adquiridos com o objetivo de resolver problemas econômicos.
Em termos metodológicos, o curso conta com aulas presenciais sempre nos turnos noturnos. Essas aulas serão dinâmicas, priorizando a formação teórica e a resolução de exercícios econômicos. A resolução de exercícios, sempre que possível, deverá utilizar softwares mais comuns empregados no mercado nas análises econômicas como o R.
Para a resolução de problemas usando softwares, o curso contará com laboratórios de informática cuja infraestrutura está devidamente descrita no item - Infraestrutura - desse documento.
Paralelamente, a coordenadoria oportunizará aos estudantes a realização de diversas atividades complementares como seminários, debates, painéis, oficinas, jogos, palestras, atividades interdisciplinares e etc. O Observatório do Desenvolvimento Capixaba (ODC), grupo de estudos e pesquisas do Ifes Campus Cariacica e da Ufes, possui estreita parceria com instituições importantes para o desenvolvimento de projetos junto aos alunos como IJSN, o Observatório da Indústria do Espírito Santo e o Bandes.
Além destas atividades, parcerias e ferramentas, parte do curso será oferecida na modalidade de Educação a Distância (EAD), em consonância com o Art. 80 da LDB e conforme Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação (MEC), a Resolução do CS/IFES nº 64/2011 e a Orientação Normativa (ON) nº 02 de 24 de setembro de 2018 da Pró-Reitoria de Ensino do Ifes (Proen).
Ademais, as atividades propostas deverão estar alinhadas ao perfil do egresso e deverão oportunizar ao estudante o desenvolvimento das habilidades complementares desejáveis aos profissionais da área, como respeito à diversidade, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Sempre que necessário, o docente deverá realizar adaptações curriculares para os alunos público-alvo da Educação Especial, conforme Resolução do Conselho Superior nº 55/2017, e orientadas pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas – Napne.

Estratégias Pedagógicas para disciplinas EaD parciais ou integrais
A EaD é um processo de aprendizagem e ensino mediado por diferentes tecnologias. As técnicas de educação em EaD, são caminhos ou meios criados pelo professor para ampliar o conhecimento do aluno e melhorar a aprendizagem. Esses meios, na EaD, podem ser diversos, indo desde os materiais, recursos audiovisuais, visitas técnicas, até a própria organização de um espaço como sala de aula e outros meios para facilitar o processo ensino-aprendizagem.
A aprendizagem ativa é uma metodologia que modifica o sistema educacional tradicional, fazendo com que o aluno deixe de estar em uma posição passiva, apenas como receptor do conhecimento passado pelo professor, para atuar de maneira ativa. Dessa maneira, os alunos se tornam os protagonistas do processo de aprendizagem, assumindo responsabilidades e se engajando em pesquisas para aumentar os conhecimentos. Para tanto, ela se baseia em algumas características, como: participação ativa dos alunos em todo processo; atuação do professor como um mediador do conhecimento; uso de dinâmicas que estimulem o engajamento do aluno; e maior estímulo à investigação, discussão e desenvolvimento do pensamento crítico. Portanto, a aprendizagem ativa faz parte de um cenário revolucionário, com maior uso de tecnologias e diversas inovações que afetam o dia a dia dos estudantes, assim como os seus costumes e necessidades.
Atualmente preconiza-se a aprendizagem ativa pelo discente, perfil em que o estudante atua como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Na Educação a Distância (EaD), essa postura ativa do discente é ainda mais requisitada, haja vista necessitar de uma organização e gestão de tempo maior, em comparação ao ensino presencial. As estratégias pedagógicas do curso de Ciências Econômicas estão pautadas na aprendizagem ativa e guiam o estudante à consolidação do conhecimento de forma significativa.
As disciplinas com carga horária integral ou parcial a distância, serão ofertadas via ambiente virtual de aprendizagem (AVA) institucional (MOODLE). Além do uso da plataforma institucional, o docente pode lançar mão de outras tecnologias digitais de informação e comunicação a fim de compor o quadro de metodologias do componente curricular. No AVA, o discente terá acesso a todas as informações inerentes às disciplinas tais como, conteúdos programáticos, planos de ensinos, mapas de atividades e atividades avaliativas, conforme especificidade de cada componente curricular.
A construção das salas virtuais é de responsabilidade do professor formador, o qual terá autonomia para organizar os conteúdos e atividades de suas disciplinas. Entretanto, ressalta-se que a elaboração das salas deverá estar em consonância com o que prevê este PPC e o Regulamento da Ordem Didática (ROD) do Ifes. Desse modo, o professor poderá contar com inúmeros recursos para promover em suas salas virtuais uma ambiência de ensino-aprendizado rica e atraente para o estudante.

Dentre os recursos que podem ser explorados pelo professor e desenvolvidos em salas virtuais do AVA, destacam-se:
• a realização de fóruns temáticos e avaliativos, para que os discentes possam manifestar suas reflexões, interagir com os demais alunos da disciplina e com o professor e tutor responsável;
• a disponibilização de materiais didático e de textos acadêmicos, para que os alunos possam aprofundar os estudos da disciplina;
• a disponibilização de vídeos educativos, para diversificar as metodologias de ensino e aprofundar o conteúdo
• a realização de tarefas avaliativas, para verificar se o estudante assimilou o conteúdo;
• a prática de avaliação por pares e avaliações com Base de dados, para estimular a aprendizagem colaborativa;
• a inserção de material complementar, para ampliação da possibilidade de recursos, de textos, de links e de outros materiais que o professor achar necessário;
• a realização de teleconferências para integração dos discentes em ações conjuntas sobre determinados assuntos.
A administração do curso pelo professor envolve basicamente três atividades: a administração da data das atividades; o gerenciamento, inclusão e participação nos fóruns de discussão, pesquisas de opinião e, eventualmente horários de bate-papo; o gerenciamento de notas parciais. A organização dos conteúdos e das atividades propostas a distância deverão seguir o calendário acadêmico do campus e do curso, a fim de que o componente curricular ofertado integral ou parcialmente a distância seja finalizado no mesmo período que as disciplinas presenciais.
O curso de Economia do Ifes Campus Cariacica também contará com o apoio do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) para suporte às atividades de EaD.

A avaliação do Projeto Pedagógico será realizada pelo Núcleo Docente Estruturante e pelo Colegiado de Curso. O processo de avaliação se dará em relação ao acompanhamento e verificação do cumprimento de seus objetivos, do perfil do egresso, das habilidades e competências, da estrutura curricular, da flexibilização curricular, das atividades acadêmico-científico-culturais, da pertinência do curso no contexto regional e do corpo docente e discente.
Conforme estabelecido pela Resolução do Conselho Superior n.º 63/2019, que cria os Colegiados dos Cursos Superiores do Instituto Federal do Espírito Santo e estabelece as normas e os procedimentos para a sua constituição e seu funcionamento, o Colegiado do Curso tem como objetivo maior manter o adequado funcionamento do curso, contribuindo com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) na atualização, implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso; dentre outras atribuições (IFES, 2019a).
Vale destacar o que NDE, sob o amparo da Lei 10.861/2004, tem sua normatização dada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), por meio da Resolução Conaes n.º 01/2010 que dispõe em seu artigo 1º:
o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso (CONAES, 2010).
Dessa forma, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso terá a responsabilidade permanente de garantir a qualidade acadêmica do curso (Res. CS 64/2019). Considerando o previsto no artigo 1º e seus incisos da Resolução do Conselho Superior n.º 14/2009, o Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior em Ciências Econômicas é responsável diretamente pela atualização do Projeto Pedagógico de Curso; pela implantação do Projeto Pedagógico de Curso e pela consolidação do Projeto Pedagógico de Curso (IFES, 2019b). Desse modo, O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) passará por um processo de avaliação contínua, a qual ficará a cargo do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que estabelecerá os procedimentos a serem adotados junto ao Colegiado do Curso.
Conforme estabelece a Resolução Conaes n.º 01/2010, o NDE deve ser formado por docentes atuantes no curso de graduação, que exerçam liderança acadêmica observada na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino e em outras dimensões entendidas como importantes para a instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso (CONAES, 2010).

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